25 de mar. de 2006

Estilo Black Music

Entre idéias, letras e estilo. O terceiro tópico que subnomeia o presente blog anda deveras ausente.
No quesito música, acabei de receber uma ótima dica, de uma ótima fonte.

O site Saravá Club tem um ótimo acervo de black music, funk, hip hop, brazillian lounge, bossa nova, rap e também espaço para posts sobre um pouco de cinema. O melhor de tudo é que você pode fazer os downloads de mp3 completamente grátis.

Baixem por lá.

24 de mar. de 2006

O vôo baixo do Falcão

Em Falcão – Os meninos do tráfico, documentário exibido no Fantástico e produzido pela Central Única das Favelas, assusta a institucionalização da cultura do crime.

A violência é retratada de maneira absurdamente natural. Traços culturais que, de tão presentes, ganham ares de característica antropológica. É como se assistíssemos ao surgimento de um novo ente social, um elo perdido entre a pobreza do sertanejo descrito por nossa literatura e a aspereza de um urbanóide anestesiado pela vida de violência perene.

O documentário se supera por expôr o problema do tráfico de drogas por uma outra perspectiva: a da falta de perspectiva. Comunidades inteiras à margem do Estado lutando para se afastar dos novos e evidentes valores $ociai$. O relato frio de uma infância invisível, de uma população forte entregue à sina “de nascer devendo, viver querendo e ainda assim não se vender”.

Exercite as idéias

“Não confio em ninguém que freqüenta academia”

Danuza Leão - Jornalista e Escritora

Santo de casa

Um simples caseiro elevado à condição de principal atração de um circo em chamas. Protótipo e estereótipo, de herói nacional.
Na verdade, entregue aos leões ou à própria sorte. Exposto como prova irrefutável de um crime. Dono de uma dignidade posta à prova, na calada da noite, por um Brasil que se proclama de todos.
Prova irrefutável mesmo, de como políticos costumam tratar o povo.