9 de jul. de 2012

A crônica do noticiário ou a justiça quando tarda é porque já falhou.

O ex-governador, político e poeta paraibano Ronaldo Cunha Lima morreu, no sábado (07 de julho), em consequência de um câncer no pulmão. Junto dos também falecidos Antônio Mariz e Humberto Lucena, Ronaldo teve atuação destacada na redemocratização no país e em nosso pequeno e atrasado Estado.

A despeito das justas homenagens ao homem público, dos ritos e cerimoniais merecidamente dedicados ao ex-governador por autoridades e instituições de nosso Estado, na cobertura da imprensa faltou uma análise mais crítica e menos apaixonada da biografia de Ronaldo Cunha Lima. Vou tentar.

A primeira lembrança que tenho do político Ronaldo Cunha Lima é uma de suas mais marcantes performances como orador, no programa Sem Limites da extinta Rede Manchete em 1988. Expert na retórica e dono de uma memória invejável, o então prefeito de Campina Grande deu show de conhecimento sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos em um desafio de perguntas e respostas ao estilo "Quem quer ser um milionário?"

Os anos que se seguiram consolidaram Ronaldo Cunha Lima como um dos ícones da política local até o fatídico episódio conhecido como Caso Gulliver - quando baleou o antecessor, Tarcísio Burity. Até hoje lembro da manchete em letras garrafais do Correio da Paraíba no dia seguinte ao atentado: "EM DEFESA DA HONRA". A tentativa de assassinato em 93 e, mais tarde, o rompimento com o Governador José Maranhão em 98 - no que se convencionou chamar de Crise do Clube Campestre, transfiguraram a imagem de Ronaldo: de democrata à coronel.

Viveu até os últimos dias de vida a fugir da justiça, elegeu-se senador e deputado federal e beneficiou-se como poucos da imunidade parlamentar. Em 2007, renunciou ao mandato de Deputado para escapar de ação penal movida pelo ministro Joaquim Barbosa no STF. A manobra visava basicamente transferir o processo para a justiça comum e, sobretudo, trazê-lo de volta à Paraíba, onde poderia usar sua influência para protelar o julgamento. E assim foi...

Ronaldo Cunha Lima atirou à queima-roupa contra Tarcísio Burity, em um local público repleto de testemunhas e morreu sem passar um dia sequer na cadeia. Na TV, ainda no sábado - dia de sua morte, a reportagem que cobria pêsames, soluços e discursos em seu funeral acabou e, na sequência, a atração era a notícia de que em apenas 24 horas, 6 pessoas já haviam sido assassinadas na grande João Pessoa.