12 de ago. de 2010

Dupla penetração em 140 caracteres - como um redator mudou o posicionamento de uma pornstar




Na indústria pornô nunca houve lá muito espaço para bons títulos, mas um redator carioca radicado em Pernambuco mostrou que o tamanho da imaginação também é documento. Luciano Mattos, 31 anos, resolveu assumir a identidade da pornstar brasileira Monica Mattos no twitter, para provar aos colegas de trabalho na Plano B – agência em que trabalhava em Recife – que a atriz era sua prima. Conseguiu muito mais. Praticando um exercício constante de paciência e inventividade, Luciano provou para mais de 20 mil fiéis seguidores que não é porque contracenou com um cavalo que Monica Mattos teria que ser tratada como burra. Respostas rápidas e raciocínios surpreendentemente criativos para o clichê da pornstar fútil e alienada, rapidamente chamaram atenção e começaram a despertar suspeitas: @Monica_Mattos seria mesmo Monica Mattos?

Parte da dúvida foi desfeita com a entrevista feita por André Maleronka para a Vice Brasil com Monica Mattos em pessoa dizendo entre outras coisas: “começaram a entrar no meu Orkut perguntando, “Esse Twitter é verdadeiro?”Não! Aí a maioria falava “que decepção”. Parecia o fim da relação “Me engana que eu gosto” entre os milhares de seguidores apaixonados pela combinação perfeita da libertinagem de Monica Mattos com a perspicácia dos tweets de @Monica_Mattos. Mas ainda havia para mim, uma missão: descobrir quem era o “fã do Recife”, homem literariamente por trás de @Monica_ Mattos ? Para investigar havia apenas uma certeza: @Monica_Mattos era redator, e dos bons. Depois de juntar pistas oferecidas por Fausto Salvadori e @brancanoescuro com os conhecimentos do mercado publicitário de Lucas Moura descobri Luciano Mattos, chequei sua identidade e marquei uma entrevista, ainda a tempo de ouvir um pouco de sua irritação por não ter sido ouvido pela matéria da Vice: “– Ah, avisa aos cornos da Vice que quero meu direito à réplica agora. Bando de frango!”

A entrevista que se segue aconteceu em um dos raros instantes de folga em uma campanha eleitoral da qual Luciano Mattos é contratado como redator. Paradoxalmente, os bastidores da política lhe trouxeram aprendizados que não conseguiu na efêmera passagem pelo mundo da pornografia: trabalhar em campanha fez o redator que virou pornstar descobrir que ainda “não sabia nada sobre sacanagem”.

***

CSF11: Vi tua entrevista no Boteco Sujo. Curti, tu se posicionou muito bem.

Luciano Mattos: Já tive meus 3 bytes de fama.

CSF11: Na verdade, meu interesse é mais na questão, digamos operacional, de se tornar Monica Mattos. Imagino que deve ter sido uma experiência massa, tipo uma droga que você ia aumentando a dosagem de acordo com o retorno que dava da galera.

Luciano Mattos: É por aí, tenho uma queda por drogas. Brincadeira!

CSF11: Outro detalhe dessa tua aventura (ser a Monica Mattos) que eu achei do caralho, é que você passou uma mensagem meio como subtexto pra nossa indústria, para as agências.

Luciano Mattos: Na entrevista?

CSF11: Na entrevista, também. Mas na historia como um todo.

Luciano Mattos: É, na entrevista eu alfinetei as agências de publicidade como um todo com o lance do redator que ama qualidade de vida. Mas no perfil (do twitter @Monica_Mattos) mesmo, não tenho certeza.

CSF11: A fala da tua esposa, na entrevista ao Fausto (Salvadori, editor do blog Boteco Sujo) se não me engano... cita você como um cara criativo lidando com a caretice das agências.

Luciano Mattos: É cara, na verdade o perfil me tomou tempo e concentração, ela (Mônica) estava certa quando disse que admirava a minha paciência. Precisei de um pouquinho de disciplina, mas a ideia sempre foi ver onde tudo ia dar. Eu sabia que alguma hora ia ser descoberto.

CSF11: Isso é engraçado, porque alguns caras aqui da agência em que trabalho... o Gazatti, redator que é inclusive daí do Recife, começou a especulação sobre a verdadeira identidade de @Monica_Mattos dizendo: -"tenho certeza que esse cara é redator"

Luciano Mattos: Gazatti não sabia quem era? (Risos)

CSF11: Ele foi o primeiro cara que eu me lembro de levantar a bola de que a @Monica_Mattos era alguém talentoso e tal...

Luciano Mattos: Isso é bom. O grande diferencial da onda era que a grande maioria acreditava que era a Mônica. Não conheço nenhum outro twitter assim, que as pessoas achem de verdade que é a pessoa. Talvez sem isso, não faça nenhum sentido continuar, perde toda a graça.

Luciano Mattos: Recebi milhões de telefonemas no dia que saiu a entrevista (com o Fausto) de pessoas me xingando tipo: - meu irmão, tu escondeu de mim durante todo esse tempo, que filho da puta!
Coisas assim. Foi lindo.

CSF11: hehehehe, do caralhooo!

Luciano Mattos: Amigos de infância, que não vejo há anos, só descobriram com a entrevista.


CSF11: Mas quando foi que tu teve o estalo? O que diabos aconteceu pra te dar essa ideia de virar a Monica Mattos? Tu era fã dela? O que te motivou a assumir a identidade dela...exatamente a dela.

Luciano Mattos: Tu leu a entrevista do boteco sujo, foi aquilo mesmo. Por conta do meu sobrenome, o povo da Plano B tirava onda que a Mônica era a minha prima. Daí fiz o twitter dela pra provar que era mesmo.

CSF11: Pior que, pelo menos nas fotos bicho, tu parece com ela pra cacete? (Risos)

Luciano Mattos: hahahahahahaha! Devo dizer obrigado?

CSF11: Fica a dúvida no ar...

Luciano Mattos: Deixa rolar, então.

Luciano Mattos: Ela puxou o lado do meu pai, nunca falei com ela, mas soube que ela curtia e isso me tranquilizou bastante porque eu tinha um sincero medo de ser o primeiro tuiteiro preso do Brasil.

CSF11: Sério, velho? Mas por que? Por que a galera embarcava na fantasia mesmo, imagino.

Luciano Mattos: ah, velho! Sei lá, culpa né? E antes eu não sabia se ela se sentia ofendida ou não.

CSF11: Muito “neguinho” deve ter feito proposta. Convite pra suruba...

Luciano Mattos: Os que fizeram de verdade, eu tirei onda. Foram muitos. Mas também, quem não faria? Uma mina tão bunita, inteligente e liberal, pelo menos jogar um verde vale à pena. (Eu escrevo bunita com u mesmo)

CSF11: A melhor coisa que você fez pela Monica, na minha opinião, foi dar uma personalidade instigante a uma figura que se supunha símbolo do clichê que envolve a atriz pornô. Digamos que tu montou bem a personagem. Alguns amigos me diziam: - “cara, é ela mesmo. Lembro que na entrevista do Jô ela era assim...delicadinha mas escrota”.

Luciano Mattos: Então, essa foi a parte “bunita” da história. Eu fiz aproximadamente 20.000 pessoas reverem seus conceitos. "Porra, de repente, ser atriz pornô é uma opção, e das boas, não?"

CSF11: Enfim, aqui no Brasil diferente dos Estados Unidos, o conceito de pornstar não rola ainda...existe uma ideia fixa de que atriz pornô é puta.Tá aí a Pâmela que enfiou um processo no CQC e vai levar 150 mangos pra casa porque os caras chamaram a mina de puta.

Luciano Mattos: Não to ligado. Quem é Pamela?

CSF11: Pamela Butt, atriz pornô que apareceu lá num quadro do CQC
e os caras chamaram ela de puta, se fuderam.

Luciano Mattos: O CQC gosta dessa onda né? Piada é sempre um perigo, sempre pode perder a medida.

CSF11: Pois é, é aquilo...a sociedade americana é uma das mais puritanas do mundo, mas a industria pornô e toda a cultura em torno disso é extremamente organizada. Aqui rola essa sensação de "liberalidade", mas humorista é o primeiro a dar uma de puritano. Enfim, isso é outro papo.

Luciano Mattos: Mas ainda assim ser puta é um emprego né? E não é muito pior do que qualquer outro. É um freela dos bons: as vezes você acaba com um job gordo e com bafo na nuca, mas na maioria das vezes, tem criatividade e prazer envolvido. (qualquer semelhança com publicidade é pura ficção)


CSF11: Pois é, foi bom você ter falado sobre isso.Dá pra dizer que em publicidade rola mais sacanagem do que no pornô? Essa tua aventura aí na pele da Monica, não te deu a impressão de que tu podia estar fazendo outras coisas, não? Alçando voos maiores do que toda essa porra envolvida na publicidade?

Luciano Mattos: Rapaz, respira fundo. Você está muito magoado com essa tal de publicidade. Pense pelo lado positivo, a gente se fode de trabalhar, mas pelo menos ganha pouco.

CSF11: Nem tenho assim tanto rancor, não. Só sei que já vi muita gente talentosa desistir de trabalhar nessa área. Acho que isso é um crime.

Luciano Mattos: Sim, se eu não for publicitário ou vou trabalhar com qualquer outra coisa que precise escrever, ou vou estudar gastronomia, que tá na moda e acho legal. (Risos)

CSF11: Tu já chegou perto de conhecer a Monica?

Luciano Mattos: Eu tenho o telefone dela, mas ela nunca me atendeu. Deve ser o preço do interurbano.

CSF11: E tua mulher? Imagino que esse encontro aí seria a maior sujeira, não?

Luciano Mattos: Há um tempo atrás até seria, mas agora eu levaria ela junto. A história toda é muito engraçada, né velho? Ela curte hoje em dia, mas quando eu contei pela primeira vez, ela não ficou feliz não.

CSF11: Outra coisa, hoje em dia é bem comum a publicidade se utilizar de perfis famosos no twitter. Nunca te procuraram, não?

Luciano Mattos: Que produtos/clientes a Monica venderia bem, senão artigos eróticos? Não me procuraram não, mas uma sexshop ia se dar muito bem com ela. Ou a própria Monica, que não deixa de ser um produto.

CSF11: Pois é, ela agora disse que não grava mais filmes. O que tu acha disso?

Luciano Mattos: Acho que um dia vou falar isso de publicidade.

CSF11: Tem uma hora que enche o saco, né?

Luciano Mattos: De que?

CSF11: Acho que ela cansou de gravar porque encheu o saco, e isso não é exclusividade da profissão dela.

Luciano Mattos: Isso. Acho que não devíamos ficar falando mal de publicidade, estou desempregado.

CSF11: Tu disse que tava numa campanha, né? Eu diria que você está pondo em prática o que aprendeu como Monica Mattos agora na política.

Luciano Mattos: Eu diria que estou aprendendo que não sabia nada sobre sacanagem. Nem ela, pelo jeito.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse carinha foi bem inteligente! Me enganou direitinho! Achava as tiradas deles bem inteligentes pra uma atriz pornô...mas acreditava que ela era a mulher perfeita! =P
Ninguém é perfeito! hehe

LC disse...

Só para sublinhar as participações especiais de @dadado na montagem sob a foto de Autumn Sonnichsen.

Anísio_FC disse...

Já tinha escrito lá no twitter e repito aqui... Tô pouco me fodendo se a @Monica_Mattos á fake, eu gosto mesmo assim. Bom humor de verdade é pra poucos e esse fake é bem humorado pra caralho!

Anônimo disse...

E no dia que ela mostrou uma gravação de seu filme ao vivo pela Twitcam, era ele vestido de @Monica_Mattos?

Ramon Pablares disse...

Puta que pariu, tem gente que se esforça pra ser BURRO.

O dia do filme, não teve a ver com ela, ela ia gravar 1 cena com a outra atriz que me fugiu o nome agora, e a gravadora resolveu exibir a gravação da cena pela twitcam...

Não foi ela, foi a produtora quem exibiu pela twitcam e o Luciano que já sabia que ia acontecer jogou la no fake e a galera toda abriu a parada, foi muita sorte, porque poucas pessoas sabiam que isso ia acontecer e ele jogou no profile e fez bombar a twitcam...

Enfim, parabéns ao cara... É muito inteligente e criativo, é uma pena que como dito ai, a profissão de publicitário está de MAL a PIOR.

Salve Salve.

Ramón Pablares.
Diretor de Artes
Google Brasil LTDA

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Anônimo disse...

Let well alone.